Artigos para blog: Como escrever de maneira PERFEITA!

Artigos para blog, está aí uma das atividades mais comuns de quem está iniciando no mercado de afiliados.

Embora muitos tentem escolher saídas que sejam mais interativas, como um post de rede sociais, esta é ainda a melhor opção para SEO.

Infelizmente a grande verdade é que muitos dos que iniciam no marketing digital acabam se sentindo muito desafiados com esta tarefa. Afinal de contas vários fatores, que vão desde a gramática, estão envolvidos.

Saber como escrever um artigo de blog perfeito parece uma atividade muito difícil e custosa. E acredite, eu realmente concordo que o início é um pouco custoso.

Já tenho aproximadamente 5 anos de dedicação profissional mesmo para esta área. E a situação não foi fácil para mim.

Hoje quero te ensinar como escrever artigos para blog de maneira perfeita. Garantindo que você vai ter resultados de verdade no seu site.

Vamos conferir?

criação de artigos para blog

Como eu aprendi a escrever artigos para blog

Existem vários jeitos pelo qual eu poderia começar esta aula. E acredite, eu não vejo melhor saída do que contar minha experiência pessoal.

Não foi uma trajetória fácil, na verdade eu me atropelei em vários assuntos e realmente tive problemas que se carregam para os dias de hoje.

Escrever não é uma tarefa tranquila, ela vai exigir muito de você, até mais do que um trabalho braçal. Acredite, já estive em várias profissões, mas 3 horas de escrita dedicada dificilmente cansam menos do que 3 horas de qualquer atividade física.

Seu cérebro não é um músculo, mas ele sem dúvida nenhuma vai cansar. Principalmente no início. E é por isso que eu recomendo plenamente que você veja tudo sobre este assunto na ordem que eu te apresentar.

Esta primeira parte vai servir como um motivador, mas também trás pérolas maravilhosas. Então não perca nenhuma linha, ok?

1 – Como comecei

Minha experiência começou quando estava cursando minha faculdade no interior de São Paulo, talvez você não tenha ouvido falar do UNASP, nem de Engenheiro Coelho.

Digo isto porque embora a faculdade seja até relativamente famosa no estado, a cidade em que o campus que eu estudava estava inserida é com certeza bem irrelevante.

Sendo assim estava morando em uma beira de estrada em um quase vilarejo onde a maioria da população era composta de alunos.

Quem é, ou foi universitário sabe o que é aperto. Principalmente quando você está tentando juntar dinheiro para casar.

Tentei de tudo, desde venda de bombom de casa em casa até mesmo capinar terrenos. Nada deu certo.

Uma vez eu até mesmo tentei atuar como pedreiro junto a obra de um amigo meu, que me pediu para não continuar depois de 15 minutos. Ele queria uma casa funcional no final, e depois de 5 tijolos ele viu que eu era um caso perdido.

Estava tão desanimado que acabei entrando em depressão, e sair de lá no meio curso não era opção. Fuçando maneiras de conseguir dinheiro na internet acabei me esbarrando com plataformas de freelancers.

Lá tentei atuar como tradutor, mas sem orientação não consegui nada depois de uma semana, e claro, eu desisti mais uma vez.

Demorei 1 ano para tentar de novo, e percebi que as maiores demandas na verdade eram para escrita de blogs. Resolvi tentar então

curso de escrita de blog

2 – Escrevendo torto por linhas retas

Ao me deparar com a possibilidade de escrever artigos para blog e ganhar dinheiro com isso fiquei bastante empolgado. E claro, dei aquela mentida no currículo.

Sempre tive facilidade de me conectar com as pessoas, e se não fosse esta habilidade realmente não teria ido longe. Para começar consegui trabalhos simples e rápidos, por valores muito baixos.

Meus primeiros clientes, por sorte, eram extremamente simpáticos, pacientes, e o melhor de tudo, sabiam quase tanto quanto eu sobre o assunto.

Sabe, artigos para blog não são coisa de outro mundo, mas existem regras básicas além da gramática. Em um mundo em que você tem todos conectados a uma tela e um vídeo, é desafiador prender um leitor.

Cada um dos meus primeiros clientes contribuiu com algo mais importante que dinheiro, que eram regras que eles aprenderam de maneira avulsa.

Alguns diziam para ser mais direto, outros já iam para o lado da estética. E alguns até mesmo me enviaram vídeo aulas de cursos que faziam.

Resultado, estava sendo pago para estudar, já que meu produto em si era muitas vezes descartado. Pagavam mesmo por dó.

Esta rodada de luta durou um pouco mais do que o normal, isto porque eu estava finalmente contratado para uma outra empresa (indicação repentina de um amigo).

Este trabalho durou mais ou menos 1 ano e 2 meses, até que percebi que poderia realmente crescer na escrita. Em um lugar eu ganhava 2 dólares a hora de trabalho, e no outro ganhava mais que o dobro.

A diferença foi realmente aprender que artigos para blog são realmente algo viciante.

Depois disso resolvi ter acesso de maneira exclusiva, e claro, comecei a ganhar resultados. Com o tempo até mesmo transformei minha agência em pessoa jurídica.

Dicas de como criar um blog
Clique Aqui em cima e aprenda a ganhar dinheiro com BLOGS!

3 – Minha carreira como escritor de artigos para blog hoje

Embora eu faça grande parte do trabalho sozinho, a verdade é que algumas pessoas me ajudam em algumas demandas de artigos para blog.

Claro, existem clientes que fazem questão da minha escrita, então tenho que fazer um bom malabarismo.

Através disso tenho outros projetos de negócios com mercado de afiliados, que são também muito bons.

Me sustento inteiramente com meu trabalho e sou feliz, recusando várias possibilidades de emprego.

como escrever um blog

O que são artigos para blog?

Antes de ir direto a uma tratativa de técnicas e ideias, eu acho válido levantar algumas coisas importantes.

Artigos para blog são exatamente um tipo de conteúdo de consumo rápido. Embora possam existir guias completos como este o normal é que eles atinjam propósitos específicos.

Quase ninguém hoje em dia busca blogs escritos de gostos pessoais. As pessoas acessam artigos para blog em busca de respostas para perguntas e problemas pontuais.

E para se ter resultado tudo é feito em uma estrutura de nicho.

Por isso artigos para blog precisam ser:

  • Resumidos (de leitura direta e rápida)
  • Informativos (precisam entregar o que prometem)
  • Fáceis de ler (sem muito vocabulário rebuscado)
  • Imersivos (você vai precisar capturar a atenção do leitor)

Hoje eu quero te ensinar a conseguir resultados focados através destas 4 principais características.

como escrever um artigo para blog

Como escrever um artigo de sucesso?

Primeiramente é importante notar que existem três coisas fundamentais para seu texto:

  1. Objetivo
  2. Enquadramento no Nicho
  3. Ser fácil de encontrar

1 – Objetivo

Você está escrevendo o seu artigo com algum objetivo, não é mesmo? Será para vender algo ou para ajudar alguém com algum problema que você já teve?

Acredite, você pode realmente querer atuar como um bom samaritano, mas a verdade é que ganhar dinheiro com esta atividade não tem nada de errado.

Normalmente as pessoas vão se sentir gratas com uma boa indicação de curso ou produto no final. Isto facilita você a levantar resultados incríveis, e também te motiva a fazer mais e melhor.

Saiba o motivo pelo qual você está fazendo isso, e então faça com uma motivação correta.

2 – Enquadramento no nicho

Existe um assunto muito relevante no marketing de conteúdo que é a autoridade. Artigos para blog escritos para médicos são mais confiáveis quando escritos por médicos.

A não ser que o assunto seja outro. Estar dentro de um nicho de mercado é fundamental para o sucesso.

Por isso o que mais existe hoje são blogs de nicho que realmente entregam resultados confiáveis. São mais fáceis de passar confiança.

Ou você acreditaria nas dicas fitness de um site especializados em carros?

freelancer redator

3 – Ser fácil de encontrar

Se você tem um artigo, muito provavelmente, vai querer que ele seja encontrado. Mas a triste verdade é que a internet estará cheia de artigos para blog que vão concorrer com o seu.

E muitos deles estarão melhores de se ler e acompanhar, por isso mesmo a escolha comum é de ignorar o seu.

Estar nas primeiras respostas de uma busca no Google é crucial, e você precisa pensar em como chegar lá.

Para isto é necessário aplicar técnicas de SEO, mas este é um assunto que vamos pensar mais tarde sobre a criação de artigos para blog.

artigos prontos para blog

Processo de criação de artigos para blog

Existem etapas que você precisa respeitar em toda a criação de artigos para blog. Aqui estão as que costumam se repetir na maioria dos trabalhos:

  1. Definição do conteúdo
  2. Pesquisa
  3. Esboço
  4. Correção de “leiturabilidade”
  5. Correção de SEO
  6. Correção gramatical
  7. Leitura final

Cada passo aqui é igualmente importante. Entretanto você pode entender que este tipo de estrutura muda em alguns casos.

Falarei disto em cada um dos tópicos, mas seria legal copiar uma lista para você entender mais sobre o assunto.

Dicas de como criar um blog
Clique Aqui em cima e aprenda a ganhar dinheiro com BLOGS!

Vamos então analisar cada etapa de maneira individual:

1 – Definição do conteúdo

Este é o momento onde você começa a decidir exatamente o que vai fazer. É uma etapa que irá se desenvolver de maneira conjunta com quase todas as outras etapas.

Por isso é importante dizer que não existe um momento perfeito para começar. Se você quiser um planejamento perfeito pode acabar correndo o risco de nunca tirar o projeto do papel.

Eu que trabalho com venda de artigos para blog muitas vezes acabo recebendo tudo completo nesta etapa. Por isso já parto para a pesquisa ou produção.

Aqui é interessante que você defina o foco principal, o título e também as estruturas de tópicos. Ou seja, cada subtítulo e assuntos secundários abordados ao longo do texto.

Muitas vezes este plano feito aqui será alterado, então não é necessária uma perfeição extrema. Se você está trabalhando por conta própria 15 minutos é mais do que o essencial.

Agora, se você não tem ideia de nada sobre o assunto, é importante pular para o próximo passo e só depois voltar aqui.

2 – Pesquisa

Um pacote de artigos para blog não deve estar na internet só para ocupar espaço. Você precisa definitivamente entender que eles precisam de conteúdo.

Os resultados de longo prazo só chegam para quem realmente se esforça, o que nem sempre é uma tarefa fácil.

Aqui vai um fato para você decorar e não perder tempo com o desnecessário:

Este não é um artigo científico, e nem uma dissertação de vestibular!

Além das regras gramaticais praticamente mais nada vai ser aproveitado. Aqui você está escrevendo algo para instruir pessoas normalmente leigas.

E também precisa garantir que elas consigam ter resultados no final de tudo.

Pesquisar vai te dar um panorama melhor do assunto e liberdade para escrever com qualidade. Mas é importante não querer alcançar a lua.

Leia o suficiente e aprenda o básico. Já é um começo, quem sabe depois você não atualiza sua postagem?

monetizando blogs

3 – Esboço (artigos para blog)

Neste momento é a hora de você colocar em prática o grosso do que aprendeu. Você irá arregaçar as mangas e iniciar seu texto.

Lembre-se, esta etapa ainda não será o texto completo, então não se preocupe com a revisão ainda, tente ao menos vencer os primeiros passos para criar algum conteúdo.

A criação de artigos para blog para alguns pode ser realmente um desafio, afinal de contas a criatividade não surge do nada.

Sendo assim recomendo plenamente que você utilize o seu bom senso e paciência para escrever o que vier de interessante.

Não se esqueça de obedecer as regras de gramática, assim você terá resultados mais consistentes. Mas é normal que alguma coisa passe.

4 – Correção de “leiturabilidade” de artigos para blog

Esta parte é bastante importante e sensível. Você não quer ser só o primeiro texto a ser achado, o que você realmente precisa é de um texto que todos queiram ler.

Este não é o trabalho mais fácil do mundo, vai exigir bastante dedicação e muito treino.

Algumas dicas que eu te dou é simplesmente partir para uma comunicação 1 a 1. Algo que seja mais informal e que tente te aproximar do público que você tem.

Afinal de contas parte do trabalho é fazer a pessoa se envolver. Claro, ao trabalhar em nome de uma marca isto se torna impossível, mas não tem problema.

Então minha dica certeira é que você precisa definitivamente aprender como pacote de artigos para blog funciona na mente de uma pessoa.

Ela quer uma resposta, e precisa ser uma resposta confiável. Se seu texto possui muitos erros de português, ou mesmo frases sem sentido, o ideal é dar um passo atrás e ver onde pode ter errado.

Reler ao menos uma vez seu texto já destaca a maioria dos problemas. Entretanto você pode pedir a ajuda de familiares e amigos.

Mas a minha recomendação é não fazer a revisão antes de ter acabado de escrever. Descanse a cabeça e depois volte. Ficará mais fácil de localizar os erros.

Neste passo você pode contar com a ajuda de plugins como o Yoast SEO. Embora nem sempre ele entregue um padrão 100% confiável.

pacote de artigos para blog

5 – Correção de SEO

Corrigir o SEO é fundamental, e muitas vezes mais fácil de ser feito por último. Perceba a densidade de palavras-chave utilizadas e como você realmente pode fazer para melhorar.

Minha dica é simplesmente não deixar que os erros mais básicos de uma ferramenta apontem erros, e isto fácil.

A verdade é que o tempo do site e a autoridade do domínio realmente mandam muito no resultado final.

Por isso minha recomendação é ver o GUIA COMPLETO DE SEO que eu irei liberar semana que vem.

6 – Correção gramatical

Eu sei que eu falei dela ali atrás, mas é importante não deixar nada de errado passar batido.

Lembre-se, este é um trabalho que vai exigir prática, nem todos nós somos profissionais.

Uma gramática ruim infelizmente acaba minando toda a autoridade do seu discurso. Assim como atrapalhando o trabalho de quem quer ser um freelancer.

Se você for criar um blog para vender algo, como em negócio online, ainda é necessário muito cuidado. Mas dependendo do seu público isto pode se tornar algo mais flexível.

7 – Leitura final

Este é o momento em que você irá concluir todo o trabalho. A jornada foi realmente cansativa e um pouco massante, mas sem dúvida aqui está um local onde você pode descansar e confiar.

O fato é que para ter certeza o ideal é deixar seu texto descansar mais um pouco. Não leia de imediato, e evite atividades que envolvam a criação de artigos para blog.

Após isto faça o último pente fino, adicione imagens e então publique.

aprenda a escrever um blog

Conclusão sobre criação de artigos para blog

Realmente esta foi uma caminhado um pouco extensa. Eu preciso dizer que realmente não há meios fáceis de encontrar resultados, mas sem dúvida a prática é o caminho correto.

A partir daqui você já tem o básico para iniciar a sua jornada, entretanto eu gostaria de dar uma dica extra. Afinal de contas, meu objetivo é te ajudar.

Existe um curso completo sobre o assunto chamado de Curso Blogger Expert. Ele foi criado pela Renata Massa, uma autoridade no assunto, e vai te entregar técnicas e conhecimentos incríveis.

Não só sobre a escrita, você vai aprender também como criar um blog rentável DO ZERO, sem gastar um centavo.

Para isto basta clicar no botão abaixo:

Dicas de como criar um blog

No mais é isso, espero que estas dicas tenham te ajudado, qualquer dúvida estou à disposição para te ajudar.

Até a próxima!

Aprenda como ganhar dinheiro em casa!

Ebook Grátis para download!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!