Como criar um blog: Guia Simples e Objetivo

Quer saber de forma rápida e eficaz como criar um blog de sucesso? Então confira aqui algumas dicas incríveis em um guia bem resumido do tema!

O blog tem se tornado cada vez mais eficiente e prático, tanto para quem busca pelas informações, quanto para quem fornece cada conteúdo publicado. Nessa plataforma ambos têm a oportunidade de opinar.

Quem cria um blog passa a ter autoridade sobre o assunto, a partir do momento em que se domina o conteúdo que quer publicar. Você tem a vantagem de neste meio escolher o conteúdo que quiser abordar.

O que é um blog?

Blog nada mais é do que um campo de notícias atualizado de forma online, podendo ser pessoal, periódico ou empresarial. Esse meio é também uma forma de se comunicar com um determinado público alvo de acordo com seu nicho.

Em uma pesquisa na Hosting Facts, 2019 informa que cerca de 4 milhões de blogs são criados e publicados diariamente. Desde 1999 o blog passou a ser um meio mais sério, de conteúdos relevantes para o leitor.

Como criar um blog

O primeiro passo antes de ingressar em uma das plataformas disponíveis, é definir qual será o seu nicho, sobre o que gostaria de falar. Para qualquer pequeno ou grande projeto é necessário fazer um planejamento.

Depois que definir seu conteúdo principal você irá escolher a plataforma que gostaria de usar, preencha com seus dados e siga os passos conforme for solicitado. A seguir irei mostrar um dos principais passos para criar e ter sucesso no seu blog.

1 – Defina o nicho de mercado

O nicho de mercado lhe ajudará a ter respeito e autoridade diante do seu negócio, pois ele é fundamental para o plano de marketing da sua empresa. É por esse meio que você irá explorar e expandir suas ideias.

Nicho de mercado nada mais é do que o resultado de um determinado público, ou seja, é algo que já existe e você pode ainda assim em suas palavras reformular as ideias suprindo as dúvidas mais recorrentes e atraindo o público para si.

Dentro do nicho existem os sub nichos que podem ser o marketing e o marketing digital sendo esses um dos mais conhecidos, e também existe o Inbound talvez o menos conhecido.

Abaixo citarei dois exemplos simples para que você compreenda melhor o que foi dito até aqui.

MercadoNichoSubnicho
SaúdeObesidadePerder peso
RelacionamentosFamíliaComo educar os filhos

2 – Crie a estrutura

Agora que você já sabe sobre o nicho de mercado e seus afins, é importante conhecer e entender o passo a passo na prática. Você irá aprender como criar a estrutura do seu blog. Antes você precisa saber o que significa, domínio e hospedagem.

O domínio é o endereço do site, e esse será o meio na qual você terá acesso como usuário, para obter esse endereço é importante saber que você precisará comprá-lo, que custará em média R$ 40,00 anuais, onde sua normatização é ligada ao Governo Federal.

Já a hospedagem é a forma segura de ter seu site 24 horas online, livre de vírus ou hackers. Hoje as empresas de hospedagem oferecem essas e muitas outras vantagens de segurança.

Existem várias ferramentas para que você possa criar e personalizar o seu site como o WordPress ou Droplet. As duas plataformas citadas são uma das mais utilizadas, sendo a interface e o usuário descomplicados.

o-que-e-um-blog

3 – Crie conteúdo

Criar um artigo para blogs pode parecer complexo e até pode ser, mas com dedicação e prática você verá que é mais simples do que imagina. Mas antes de escrever é necessário uma pesquisa aprofundada sobre o tema que será desenvolvido.

Os artigos produzidos precisam ser diretos, simples, informativos, coerentes e objetivos. É fundamental prender a atenção do leitor desde o título escolhido até a última palavra escrita no conteúdo. Siga os exemplos a seguir.

  • Capriche no TÍTULO, pois ele será o passo inicial para que seu site seja sempre visitado e compartilhado;
  • Desenvolva uma INTRODUÇÃO que se conecte ao título e que também resuma o conteúdo que será abordado;
  • Seja criativo, use tabelas,gráficos, imagens, mapas mentais ou tópicos no DESENVOLVIMENTO;
  • CONCLUA sem concluir, o que isso quer dizer? Mostre ao seu público mais artigos semelhantes produzidos convida-os a acessar e busque pela opinião e a participação de todos.

4 – Capture contatos

Quando você gosta de um conteúdo ou produto o que você faz: Lê e ignora? Salva e esquece onde salvou? Ou você compartilha? Espero que a resposta tenha sido da terceira pergunta.

Tudo que é bom, tudo que é relevante, tudo que possui novidade é compartilhado, é dessa forma que muitos têm tido sucesso nas postagens do blog. Use as plataformas como email marketing e as redes sociais para divulgar seu trabalho. 

O email marketing é o meio um pela qual será enviado emails a uma determinada audiência, onde possui vários propósitos de maneira estratégica em contato direto com o seu público.é uma das formas mais práticas para engajar seu público, onde os resultados são maiores a longo prazo. 

Não tenha vergonha de divulgar seu trabalho, mas faça isso com QUALIDADE e CONSTÂNCIA!

5 – Ofereça algum produto

Quando se fala em vender produtos, um dos meios mais comuns e mais conhecido é o mercado de afiliados, onde dentro do seu conteúdo você adiciona o link de um determinado produto e como resultado você receberá comissões de tudo que for vendido.

Para que seja possível a venda de produtos dentro do seu site é preciso encontrar uma plataforma que permita esse tipo de divulgação com o link de cada produto, ou você pode oferecer um produto próprio.

como-criar-blog-de-sucesso

Conclusão

Ainda tem dúvidas de que o blog é uma ótima oportunidade para você crescer e se desenvolver na escrita e ter uma renda como resultado do seu trabalho? Se você aplicar todo conteúdo que está escrito neste guia simples, sem dúvidas você terá sucesso.

Conte nos comentários o que você achou de conhecer sobre COMO CRIAR UM BLOG. Se você já trabalha nesse meio, compartilhe suas dicas e experiências. Espero que tenham gostado, um grande abraço e até logo!

Aprenda como ganhar dinheiro em casa!

Ebook Grátis para download!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!