Dicas de como criar um blog

Sendo a base de um negócio digital a estrutura de conteúdos escritos é um dos maiores desafios hoje para iniciantes. Por isso confira essas dicas de como criar um blog e tenha certeza de que está no caminho certo.

Fazer um negócio online dar certo pode dar mais trabalho do que realmente parece. Assim como simplesmente criar um blog para algum motivo de realização pessoal.

O Brasil é um país especialmente desafiador, já que a maioria da nossa população é extremamente preguiçosa quando o assunto é a leitura. Não é de hoje que os analfabetos funcionais estão tirando diplomas de faculdade por aí.

Seja como for esta não é uma tarefa impossível, existem sim meios de você começar do zero e ainda ter resultados.

Mas não vou te iludir, você vai precisar suar a camisa, e não vai sair de graça. Alguns investimentos precisam ser feitos, e embora sejam relativamente baratos, eles são pontuais e não devem ser adiados.

Por outro lado a paciência pode ser uma virtude, porém a preguiça e o desânimo podem jogar tudo por água abaixo.

Sendo assim separei uma série de dicas de como criar um blog. Elas servem para pessoas que querem só passar um tempo e também servem para quem realmente quer ganhar dinheiro com a atividade.

Mas se você realmente quer criar um atalho e escolher uma opção ainda mais rápida para seu crescimento, aconselho que clique no botão abaixo.

Dicas de como criar um blog

Ele irá te redirecionar para um dos cursos que mais traz informações sobre o assunto, e com o valor mais acessível do mercado.

Então é isso, vamos aprender um pouco mais?

como criar blog online

Dicas de como criar um blog – Guia Completo

Antes só de começar gostaria de listar que esta é uma lista que pode ser completada de acordo com suas experiências pessoais.

Cada público é ligeiramente diferente de outro, então um ou outro conceito podem não funcionar muito bem para certos nichos.

Realmente seria impossível entregar dicas de como criar um blog de maneira universal, você talvez ficasse semanas lendo o artigo.

Por isso estou sintetizando as principais delas. Mas quem vai bater o martelo é você no médio e longo prazo. Por isso um curso completo é sempre a melhor saída.

E por último é importante dizer que existe sim uma necessidade de se levar a sério tudo o que for dito sobre SEO. Neste caso as dicas não serão variáveis, mas isto é mais para frentes.

como criar um blog

10 Principais

1 – Defina um nicho bem específico

Tanto para os que querem utilizar um blog como um passatempo, tanto para quantos querem utilizar ele como uma fonte de renda, ter foco em um nicho é importante.

Você pode notar que praticamente todos os blogs de opinião morreram, ou se tornaram completamente voltados à notícias. Sendo uma espécie de jornais comentados.

A verdade é que esta modalidade evoluiu para o vlog, e normalmente só cola com quem já está bem conceituado no mercado.

Ou seja, você segue alguém pela pessoa ser um gamer famoso ou então por ser seu cozinheiro preferido. Mas aquela admiração te faz querer mais, e logo que ele lança seu canal de vlogs você vai atrás querer assimilar as opiniões enviadas.

Neste caso é fácil ver que não se começa hoje em dia mais desta maneira. E mesmo os blogs e vlogs de opinião giram em torno de nichos, como por exemplo política, economia e lazer.

Se você quer ter sucesso, principalmente em um mercado tão grande e absurdo, é necessário fazer sua parte e simplesmente correr atrás de um nicho, quanto mais específico melhor.

Claro, também é preciso ter um público, falar sobre o que ninguém quer ouvir não é tão interessante. Assim como pode ser desafiador falar sobre o que todo mundo está falando.

Por isso é importante se atentar a segunda das dicas de como criar um blog:

2 – Faça pesquisas

O trabalho de uma pessoa que escreve está quase que 100% voltado ao trabalho da pesquisa. Você vai precisar passar muito tempo pesquisando sobre o tema e muito tempo pesquisando sobre qual tema vai falar.

Acredite, cada coisa que eu escrevo neste site é minunciosamente pesquisada para entender se eu vou ter um público grande o suficiente para receber acessos e pequeno o suficiente para não ser sufocado pela concorrência.

Não é um trabalho muito fácil, e realmente não é a atitude mais divertida de todo o trabalho de ser um blogueiro e se trabalhar com o marketing de conteúdo.

Mas é um caminho, é um jeito de se começar e alcançar uma saída. Sempre existe esta dor do crescimento, e no início será um pouco pior.

Existem pessoas que vão te recomendar terceirizar este tipo de trabalho. Porém não é uma boa ideia.

Primeiramente porque esta é uma habilidade que você precisa ter. Fugir desta obrigação vai te fazer sempre um blogueiro medíocre, e ser medíocre não vai permitir com que você chegue longe.

Além disso existem os desafios de saber onde aplicar os investimentos. Você provavelmente não tem grana infinita, então não tente gastar tudo nas tarefas que você precisa fazer.

3 – Conheça novas ferramentas

O mercado do marketing digital, marketing de conteúdo e blogs está constantemente em evolução. Não é difícil encontrar desafios para quem está querendo entender o mínimo sobre o assunto.

Realmente, você pode ficar espantado com tantas indicações.

Leia meia dúzia de artigos das melhores plataformas que você vê por aí. Com certeza a maioria deles vai dizer que você não pode ter sucesso sem tal coisa. 

Olha, se você acreditar em tudo o que for dito por aí, dificilmente vai chegar em algum lugar, acredite em mim. Não esgote seu tempo e recurso em quem só quer seu dinheiro.

Mas aqui estão algumas dicas de ferramentas que podem te ajudar, como por exemplo:

Estes são alguns dos pilares básicos que alguém precisa realmente saber dominar para começar. A única opção realmente paga é a SEMRush, que te trará excelentes insights.

Eles proporcionam um período de avaliação gratuita, e embora seu pacote seja um pouco caro, vale cada centavo.

Mas em sua ausência o Ubersuggest pode fazer um bom diferencial. Te ajudando a escolher tudo o que realmente vai fazer a diferença.

Clique aqui e aprenda mais sobre outras opções.

4 – Crie uma agenda de conteúdo

Um ponto importante para que seu blog comece a ganhar sucesso é ter uma agenda de conteúdo. Deixe me explicar.

As pessoas que vão ler o que você escreveu estão preocupadas em aprender algo em especial. Isto normalmente gira em torno do seu nicho de mercado, mas pode se concentrar em algo mais específico.

Você não consegue facilmente desvendar a agenda do seu público, então o ideal é montar o seu público segundo a sua agenda.

Digamos que por exemplo seu objetivo final seja realmente trazer para eles um curso sobre alimentação saudável. Então todas as suas postagens terão que se relacionar direta ou indiretamente com este assunto.

Não é fácil, mas com o tempo você começará a ter mais pessoas recorrentes no seu site procurando sobre este exato tema.

Assim como você poderá focar as suas campanhas, para chamar ainda mais pessoas com este perfil.

5 – Dicas de como criar um blog? Utilize o tráfego pago!

Eu vou falar sobre o tráfego orgânico de uma maneira toda especial em outra seção. Nestas dicas de como criar um blog, as 10 primeiras, queria focar no mais dinâmico e direto possível.

Então aqui é importante dizer que você precisa pensar em investimentos como o tráfego pago. Se você quer realmente ter um bom número de vendas ou acessos, vai precisar pagar para anunciarem seu site em todo lugar.

Acredite, qualquer valor vale, e você pode começar com cerca de R$ 1,00 por dia. Não é nada de tão absurdo. Utilize redes sociais, como por exemplo o Facebook e o Instagram para garantir este tipo de impulsionamento.

Seja como for aqui é o local ideal para começar a moldar seu público. Pois através dessas campanhas de tráfego pago é possível que você selecione o tipo de pessoa que receberá a propaganda.

Então aproveite para escolher a faixa etária, os gostos e localização que podem conter mais clientes em potencial.

6 – Mantenha a disciplina

Você vai ter um pouco mais de trabalho do que o normal no início, isso é verdade. Mas conforme o tempo passa não faz muito sentido investir mais do que uma ou duas horas diárias no seu blog.

A maioria das pessoas vai investir em média de 4 a 6 horas por semana até que as coisas realmente produzam resultados financeiros reais.

O que jamais pode acontecer mesmo é você ficar sem pagar as mensalidades e deixar seu site fora do ar. Um site indisponível é um problema terrível para qualquer empresa.

Primeiramente você terá o abandono de alguns seguidores, e também terá uma possível perda em resultados de SEO. A ideia não é boa, e os resultados não são nem de perto interessantes.

Escreva de maneira constante, com data e hora para suas publicações. Faça com que as pessoas tenham algo novo para receber sempre que entrarem, mas que não seja tão rápido a ponto delas não conseguirem acompanhar.

7 – Utilize as redes sociais

Talvez esta seja a mais batida de todas as dicas de como criar um blog. Mas realmente, se você quer ter resultados de verdade, vai precisar utilizar as tendências ao seu favor.

Redes sociais são parte ativa das nossas vidas e ignorar sua existência não é positivo para ninguém. Não tem como falar de dicas de como criar um blog sem isso.

Trabalhar com o seu texto é uma coisa, fazer com que consigam ter acesso é outra.

Além das redes sociais te proporcionarem as campanhas de tráfegos pagos, elas também te permitem fazer uma retenção do público. Muitos seguem seu perfil ou página e seguem atentos para ver o que vai aparecer de novo.

Isto é algo crucial em um mundo com uma enxurrada de conteúdos por aí. Por isso dê o braço a torcer, abra uma oportunidade no seu coração e tenha ao menos uma.

E claro, não exagere na dose. Pode ser que as pessoas envolvidas no seu perfil não deem conta de acompanhar. Deixar tudo abandonado também não é legal.

8 – Crie novas tendências

De vez em quando não é bom só chover onde está molhado. Depois que você já tem um público novo é importante criar algo que te entregue algum destaque.

Se todos os influencers e sites que a pessoa seguem dizem a mesma coisa elas simplesmente irão parar de seguir os menos relevantes.

Então não corra este risco, traga algo novo. Isto não deve ser feito sempre, afinal você deve estar ainda no começo. Mas apostar em algo com resultados pode ser inteligente.

A possibilidade de se viralizar também é surreal, se acontecer seu blog pode ganhar em um mês resultados de 10 ou 20 anos.

Acredite, existem pessoas que estão por mais de 10 anos tentando resultados e estão atrás de alguns que por um ou dois anos ganharam destaque por um vídeo ou post viralizado.

9 – Busque sempre capacitação

Você não vai virar o maior especialista da internet do dia para a noite, esqueça isto. Esteja sempre consumindo conteúdo sobre o tema. Aqui na Lhes Marketing estou constantemente trazendo materiais de altíssima qualidade.

Uma dica é a que eu já dei lá atrás sobre o Curso Blogger Expert, ele com certeza será seu destaque neste momento de início. Clique Aqui para conhecer mais.

Seja como for, estar sempre crescendo é crucial, até porque o ambiente da internet é muito dinâmico. Ficar parado vai te dar dores de cabeça, porque você vai ficar para trás.

10 – Não coloque todas as suas fichas

Não pense que porque você fez tudo para que seu blog desse certo que ele simplesmente vai dar. Existem muitos erros e problemas que podem aparecer pelo caminho. 

Apostar todas as suas fichas aqui não é exatamente a coisa mais inteligente do mundo. Então minha recomendação é que você escolha agora fazer um cronograma equilibrado, de ações e de custos, para não se arrepender no futuro.

Este não é um caminho que vai te dar retorno em uma ou duas semanas. Você precisa focar, precisa ir em um caminho certeiro e dar seus passos de maneira responsável.

criar blog

Vamos falar sobre tráfego orgânico

Como prometido eu separei uma parte das dicas de como criar um blog só para falar sobre tráfego orgânico. Isto porque a maioria dos locais hoje em dia oferecem promessas milagrosas e inalcançáveis.

Então vou te mostrar algumas informações relevantes.

Fontes principais (dicas de como criar um blog):

O tráfego orgânico para um blog vai ter dois jeitos de ser concretizado. Primeiramente através do fluxo constante das redes sociais.

Assim que você já tiver um público fixo, é normal que eles se sintam atraídos pelas suas postagens anunciando conteúdo novo no site.

Claro, isto vai exigir um texto trabalhado no Copywriting e outras coisas semelhantes, não vou mentir. Mas o fato é que realmente existem muitas coisas para se levantar aqui.

E por outro lado os resultados virão através do SEO. Se você não sabe, o SEO significa Search Engine Optimization, ou otimização dos mecanismos de busca.

É como se fosse um conjunto de regras para melhorar sua posição quando uma busca é feita no Google ou outro buscador, como por exemplo o Bing.

Vantagens

Os principais fatores benéficos do tráfego orgânico estão no fato de que eles trarão acesso sem que você realmente tenha que gastar nada por isso.

Além de que as pessoas que entrarem no seu site vão fazer isto por puro interesse no assunto. Não vão ser pessoas que entram e percebem que não era o que elas estavam procurando.

São formas mais duradouras no longo prazo, que trazem efeitos mais poderosos.

Desvantagens

Não vou negar que existem contos de fadas que precisam ser desmentidos. A ideia dessas dicas de como criar um blog é fazer exatamente o oposto.

Primeiramente preciso dizer do fato de que os resultados demoram a aparecer.

O Google mal sabe que vocês existem, além de que muitas vezes a concorrência não vai te deixar ter espaço nenhum.

Focar em tráfego orgânico no início é garantir um fracasso, porque praticamente ninguém vai saber que você existe.

Além disso a maioria das técnicas para melhorar seus resultados de verdade envolvem o que chamamos de off site. Como por exemplo os Backlinks.

E aí você precisará envolver bastante dinheiro e tempo.

Conclusão

Esta não é uma tarefa fácil, o caminho é longo, trabalhoso, mas entrega resultados no final para quem realmente deseja lutar com inteligência.

Cada uma dessas dicas de como criar um blog irão fazer a diferença no longo prazo. Por isso não se sinta intimidado, elas vão fazer seu resultado.

Mas se você realmente quer garantir um bom rendimento, então precisa aprender com os melhores.

O curso Blogger Expert está aí para fazer com que as pessoas consigam criar seu blog do zero e ainda ter resultados incríveis.

Clique no botão abaixo para conferir:

Dicas de como criar um blog

No mais é isso, qualquer dúvida é só me chamar.

Aprenda como ganhar dinheiro em casa!

Ebook Grátis para download!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!